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Este blog faz parte de um programa de Formação à Distância de educadores. O curso garante uma experiência diferente que foge de uma lousa. O curso ajuda na formação dos professores ao que se refere leitura e escrita, propiciando uma ampliação significativa em seus conhecimentos dentro e fora da sala de aula. Feche seus olhos. Desperte sua mente e venha viajar junto com essa turma que tem o objetivo de fazer a diferença.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O que é texto? Quais estratégias são necessárias para se compreender um texto?

Um texto vai além de códigos simbólicos ou  grafemas que devem ser decodificados, a sua função é muito mais ampla, pois permite uma interação com o autor e desperta no leitor aambição de interpretar aquilo que se lê. Um texto pode ser considerado uma manifestação linguística das ideias de um determinado autor; é capaz de criar uma comunição entre o autor e o leitor, e a partir disso será possível que o estudante de determinado texto compreenda o significado do mesmo usando o seu próprio conhecimento linguístico e de mundo.  É possível experimentar um pouco de cada sentimento ao ler algo que se gosta ou não gosta, é possível criar um novo texto, saborear cada palavra e sentir na alma cada compreensão ali identificada. Em suma, todo texto é mágico, pois propicia a difusão de novos discursos e formas de aprendizado.

Os leitores já vêm com algumas capacidades que a escola ajuda a desenvolver, como por exemplo: conhecer o alfabeto, saber ler conhecendo as palavras, entre outros.  Essas são capacidades desenvolvidas no anos iniciais da escola, mas não são suficientes para que o aluno possa ler e compreender um texto. Outro aspecto primordial que Roxane cita em seu texto é compreender diferenças entre escrita e outras formas gráficas, o leitor precisa dominar as convenções gráficas; Conhecer o alfabeto; Compreender a natureza alfabética do nosso sistema de escrita;  Dominar as relações entre grafemas e fonemas; Saber decodificar palavras e textos escritos;  Saber ler reconhecendo globalmente as palavras;  Ampliar a sacada do olhar para porções maiores de texto que meras palavras, desenvolvento assim fluência e rapidez de leitura. Ler um texto não serve apenas para decodificar grafemas e fonemas é ir muito mais além do que ser alfabetizado. O texto envolve conhecimento de mundo, conhecimento lingüístico que são aspectos que se enquadram no ato de cognição, portanto, o leitor necessida colocar em prática essa capacidade básica para conseguir administrar algumas estratégias de leitura.

A compreensão de texto envolve o leitor e o texto, e a partir disso é possível “descobrir muitas capacidades mentais de leitura”. Ultimamente, como explica Roxane, a “leitura é vista como um ato de se colocar em relação um discurso (texto) com outros discursos anteriores [...]”, em outras palavras, é possível criar novos textos a partir de uma leitura, a capacidade discursiva e lingüística estão envolvidas neste processo que leva o leitor a compreender melhor o significado de ler. Uma das capacidades necessárias é ter um conhecimento de mundo para que a compreensão de texto tenha um significado, mas é possível encontrar casos de que o leitor não compreender o “mundo” que o autor revela e quando há esse conflito, quando tudo parece fugir do contexto é preciso usar outras estratégias para sanar esse “vazio”. É preciso que o leitor “enfrente” o que está lendo, ou seja, que argumente e levante novas possibilidades, para que assim possa desenvolver um texto discursivo. Outro fator importante é a intertextualidade, a partir desse processo o leitor pode desenvolver maiores compreensões, ou seja, buscando em outros textos uma nova compreensão. É possível identificar que o autor deixa várias pistas no decorrer do texto, justamente para que o leitor interaja com as palavras entrelinhas e saiba identificá-las.

É muito importante que tudo que envolva o texto seja analisado, como título, figura, autor, tema, todos esses elementos ajuda  leitor a obter uma compreensão com significado. Essa é uma das melhores estratégicas para se construir os sentidos de um texto. De acordo com Roxane, "Ao ler, replicamos ou reagimos ao texto constantemente: sentimos prazer, deixamo-nos enlevar e apreciamos o belo na forma da linguagem [...] E isso pode inclusive interromper a leitura [...]", sendo assim, é muito importante que o leitor obtenha foco em sua leitura, sem deixar que um sentimento seja capaz de transportá-lo a outro lugar que fuja da devida compreensão.
E por fim, uma das estratégias que mais contribui para a síntese resultante da leitura é a generalização exercida sobre enumerações, redundâncias, repetições, exemplos, explicações etc. Ou seja, não é possível guardar tudo o que se lê, mas é possível se lembrar de pequenos pontos marcantes, assim o leitor anota aquela informação que julga importante e a partir daí consegue desenvolver uma síntese daquilo que se leu, podendeo então concluir a sua compreensão.
 
Escrito por Juliana Mingorancia

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